sábado, 29 de maio de 2010

Recreio Dirigido - Contos


Recreio Dirigido: Contos de Fadas

Nos alunos do Curso Normal temos horas para cumprir numa atividade denominada Recreio Dirigido, assim nosso grupo resolveu fazer um “caça ao tesouro”, mas utilizando objetos dos contos de fadas para serem encontrados: o sapato da cinderela, a cesta da Chapeuzinho-Vermelho, o saco de pães de João e Maria e os sete anões da Branca de Neve, isso era um elemento motivador para que as crianças participassem da atividade.
A idéia surgiu a partir de uma aula de didática, ministrada pela professora Aline Caprera, onde ela nos falou que para ter atenção de uma criança é preciso conquistá-la através de atividades que chamem a atenção, com muitas cores, algumas opções de escolha, dentre outras.
Realizamos essa atividade no recreio da tarde de 2ºano a 4ª série. No primeiro intervalo realizamos no parque, não teve um bom resultado, pois as crianças de 2º e 3º ano eram muito teimosas e agitadas, então vários alunos se sujaram, caíram, nos trazendo grandes transtornos. No segundo intervalo, com as 3ª e 4ª séries foi bem mais calmo, pois fizemos no pátio e as crianças se mostraram menos agitadas, todos os “tesouros” foram encontrados, embora no segundo período demorado mais. Após encontrarem os objetos, contamos uma história e eles voltaram para suas salas (essa história só pode ser contada no primeiro intervalo, pois no segundo as crianças demoraram muito para encontrar as coisas)
A impressão que tivemos dessa atividade foi que, no primeiro recreio, as crianças queriam participar a qualquer custo, sempre conversavam conosco e eram muito agitadas. Já no segundo intervalo por serem mais velhos tiveram certo receio de brincar, mas ao ver que alguns foram, uma grande parcelas dos alunos resolveram aderir as atividades (em números o primeiro intervalo teve mais crianças do que o segundo)
Essa atividade nos mostrou que é muito importante trabalhar com crianças através de atividades que prendam a atenção, pois as mesmas são muito sinceras, quando não gostam de uma coisa falam sem receio. E que é preciso fazer atividades diferentes para os dois intervalos, pois os alunos de 3ª e 4ª série não se sentem a vontade com brincadeiras que os exponha muito, pois, já estão entrando na chamada pré-adolescencia, para que não haja problemas com as estagiárias (os).

Escrito por:
Cecília Nobre de Freitas
Rafaela Renata de Oliveira

(alunas 2º Normal - 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário